SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Investigação da sífilis congênita na microrregião de Sumaré, Estado de São Paulo, Brasil - desvelando a fragilidade do cuidado à mulher gestante e ao recém-nascidoFatores de risco para mortalidade neonatal em coorte hospitalar de nascidos vivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

CORREA, Paulo Roberto Lopes  e  FRANCA, Elizabeth. Dengue hemorrágica em unidade de referência como indicador de sub-registro de casos no Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, 1998. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.175-184. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000300004.

Este estudo avalia o sub-registro de dengue hemorrágica (DH) comparando sua ocorrência entre dois Distritos Sanitários (DS) de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, entre março e junho de 1998. Registros médicos e dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)/Ministério da Saúde, referentes aos casos suspeitos de DH acompanhados, clínica e laboratorialmente, na unidade ambulatorial de referência (UAR) implantada no DS Leste, foram comparados aos casos notificados pelas unidades básicas de saúde do DS Noroeste do Município. Entre 201 casos suspeitos de DH com sangramentos espontâneos atendidos na UAR, oito (4%) casos foram classificados como DH Grau II, conforme critério da Organização Mundial da Saúde (OMS). No DS Noroeste, foram notificados, no mesmo período, 545 casos suspeitos de DH com sangramentos espontâneos, sendo esperada a ocorrência de 22 casos de DH Grau II. Apenas um caso de DH foi notificado. Conclui-se que a estratégia de implantação da UAR no DS Leste deve ser adotada pelos demais DS do Município, minimizando o sub-registro e o impacto da doença na população.

Palavras-chave : avaliação em saúde; assistência à saúde; serviços de vigilância epidemiológica; coleta de dados; sistemas de registros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )