SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Risk factors for neonatal mortality in hospital coort of live birthsBrief interventions for alcohol abuse in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2337-9622

Abstract

REIS, Ana Cristina; SANTOS, Elizabeth Moreira dos  and  CRUZ, Marly Marques da. A mortalidade por aids no Brasil: um estudo exploratório de sua evolução temporal. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.195-205. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000300006.

Trata-se de estudo descritivo e exploratório baseado na análise das taxas de mortalidade padronizadas por aids no Brasil entre 1982 a 2002. A análise do perfil de mortalidade por aids contemplou as seguintes variáveis do Sistema de Informações sobre Mortalidade: sexo; faixa etária; estado civil; escolaridade; e ocupação habitual. Os resultados evidenciaram queda da mortalidade a partir de 1996, ano de introdução do tratamento com anti-retrovirais pelo serviço público de saúde, embora haja importante desaceleração dessa queda nos três últimos anos. A redução da taxa de mortalidade é mais expressiva no sexo masculino que no feminino; e os adultos jovens e os de menor nível socioeconômico são, ainda, os mais afetados. Concluiu-se que a desaceleração da queda da mortalidade por aids no país sugere a necessidade de aumento do acesso ao diagnóstico precoce e à assistência, melhoria da qualidade da atenção de quem vive com HIV/aids e aprimoramento dos sistemas de vigilância epidemiológica e monitoramento dos óbitos por aids, para um controle mais efetivo da epidemia.

Keywords : mortalidade; vigilância; aids; monitoramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )