SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Fatores de risco para mortalidade neonatal em coorte hospitalar de nascidos vivosIntervenções breves para o uso abusivo de álcool em atenção primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

REIS, Ana Cristina; SANTOS, Elizabeth Moreira dos  e  CRUZ, Marly Marques da. A mortalidade por aids no Brasil: um estudo exploratório de sua evolução temporal. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.195-205. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000300006.

Trata-se de estudo descritivo e exploratório baseado na análise das taxas de mortalidade padronizadas por aids no Brasil entre 1982 a 2002. A análise do perfil de mortalidade por aids contemplou as seguintes variáveis do Sistema de Informações sobre Mortalidade: sexo; faixa etária; estado civil; escolaridade; e ocupação habitual. Os resultados evidenciaram queda da mortalidade a partir de 1996, ano de introdução do tratamento com anti-retrovirais pelo serviço público de saúde, embora haja importante desaceleração dessa queda nos três últimos anos. A redução da taxa de mortalidade é mais expressiva no sexo masculino que no feminino; e os adultos jovens e os de menor nível socioeconômico são, ainda, os mais afetados. Concluiu-se que a desaceleração da queda da mortalidade por aids no país sugere a necessidade de aumento do acesso ao diagnóstico precoce e à assistência, melhoria da qualidade da atenção de quem vive com HIV/aids e aprimoramento dos sistemas de vigilância epidemiológica e monitoramento dos óbitos por aids, para um controle mais efetivo da epidemia.

Palavras-chave : mortalidade; vigilância; aids; monitoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )