SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Lista de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do BrasilEstudo da prevalência e fatores associados à fasciolose no Município de Canutama, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

OLIVEIRA, Maria Liz Cunha de  e  SOUZA, Luiz Augusto Copati. Causas externas: investigação sobre a causa básica de óbito no Distrito Federal, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.4, pp.245-250. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000400003.

O objetivo deste trabalho foi verificar, entre as declarações de óbito (DO) por causa externa acidental e/ou violenta, aquelas que poderiam ter causas básicas melhor descritas, bem como resgatar e recuperar informações relacionadas ao óbito. Investigaram-se os óbitos em cuja declaração a causa básica não houvesse sido preenchida ou os itens 'b' e 'c' houvessem sido preenchidos com estados mórbidos indicativos de possível causa básica externa. Foram investigados 116 óbitos ocorridos no último trimestre de 2003, cujos corpos passaram pelo Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Brasília, capital do Brasil. A investigação consistiu em visitas ao posto policial do HBDF para consultas às guias de registro de ocorrência e ao livro de ocorrência policial. Do total de óbitos estudados, 111 (95,7%) tiveram a causa básica alterada e cinco permaneceram com causa externa de intenção indeterminada. Foram detectados 58 óbitos em acidentes de transporte, dois por suicídio, 21 homicídios e 16 por quedas. O trabalho possibilitou o aprimoramento das estatísticas de mortalidade e permitiu avaliar e propor a correção do fluxo da informação desde a entrada da vítima no hospital até a emissão da DO.

Palavras-chave : causa externa; mortalidade; qualidade da informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )