SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Adesão à terapia anti-retroviral (HIV/aids): fatores associados e medidas da adesãoAedes aegypti: vigilância, monitoramento da resistência e alternativas de controle no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BRAGA, Ima Aparecida  y  VALLE, Denise. Aedes aegypti: inseticidas, mecanismos de ação e resistência. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.4, pp.179-293. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000400006.

No Brasil, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão de dengue e o Aedes albopictus, potencial vetor, está se disseminando no país. O uso de inseticidas químicos ainda é o principal componente de controle do vetor. A ação das principais classes dos compostos tradicionalmente usados em Saúde Pública é descrita, assim como os mecanismos de resistência selecionados pelas populações do vetor. Produtos alternativos, com potencial de utilização no controle do A. aegypti, incluindo o biolarvicida Bti e alguns reguladores do desenvolvimento de insetos, também são discutidos. Pretende-se contribuir com o uso racional de inseticidas, considerando os diferentes componentes do controle integrado.

Palabras clave : Aedes aegypti; Aedes albopictus; inseticida; resistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )