SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Ensaio comunitário para avaliação da efetividade de estratégias de prevenção e controle da leishmaniose visceral humana no Município de Feira de Santana, Estado da Bahia, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

L. WERNECK, Guilherme et al. Avaliação da efetividade das estratégias de controle da leishmaniose visceral na cidade de Teresina, Estado do Piauí, Brasil: resultados do inquérito inicial - 2004. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2008, vol.17, n.2, pp.87-96. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000200002.

Este artigo apresenta e discute as implicações dos resultados do inquérito inicial de um estudo de intervenção comunitária para avaliar a efetividade de medidas de controle para a leishmaniose visceral. O estudo foi realizado em dez localidades da cidade de Teresina, Estado do Piauí, Brasil. As localidades foram subdivididas em quadras, quatro delas selecionadas e alocadas aleatoriamente para diferentes intervenções a serem implementadas após o inquérito inicial. No inquérito inicial, realizado no primeiro semestre de 2004, os participantes (n=1.105) responderam a um questionário e tiveram avaliada sua reação ao teste de intradermorreação com antígeno de Montenegro (IDRM). A prevalência global de infecção foi de 36,7% - com tendência a aumentar com a idade -, significativamente mais alta nos homens. A prevalência variou de 24,0 a 47,0% entre localidades. O processo de randomização mostrou-se relativamente satisfatório para variáveis sociodemográficas; houve, entretanto, diferenças significativas na prevalência de positividade na IDRM entre áreas de intervenção. A não-comparabilidade das áreas, no que diz respeito às taxas basais de transmissão, elemento fundamental para inferência causal em doenças infecciosas, pode afetar a validade do estudo de intervenção.

Palavras-chave : leishmaniose visceral; epidemiologia; inquéritos de morbidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )