SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Validação do teste imunocromatográfico rápido IT-LEISH® para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SANTOS, Elizabeth Glória Oliveira Barbosa dos; PEREIRA, Maria da Paz Luna  y  SILVA, Valmir Laurentino. Gestão da qualidade nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e o modelo de controle de qualidade analítica da malária: Quality Assurance on Public Health Laboratories and the analytical quality control model on malaria disease. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2008, vol.17, n.2, pp.117-122. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000200005.

O artigo apresenta uma breve análise sobre a aplicação da normalização da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, que classifica os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e institui o Fator de Incentivo para Laboratórios Centrais de Saúde Pública (FinLacen) (Portaria GM/MS No 2.606, de 28 de dezembro de 2005). O anexo VIII da Portaria GM/MS No 2.606/05 trata, especificamente, dos requisitos do sistema de gestão da qualidade a serem atendidos pelos Lacen como uma política em curso para toda a rede laboratorial. O artigo também considera o modelo de controle de qualidade analítica empregado pelo Programa Nacional de Controle da Malária. Com base nos resultados do presente estudo, os autores argumentam a iniciativa do Ministério da Saúde de fortalecer a rede de Lacen e ratificar seu papel como partícipe das vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária.

Palabras clave : laboratórios de Saúde Pública; gestão da qualidade; malária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )