SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Perfil do consumo de bebidas alcoólicas: diferenças sociais e demográficas no Município de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, 2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

LIMA-COSTA, Maria Fernanda  y  LOYOLA FILHO, Antônio Ignácio de. Fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil . Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2008, vol.17, n.4, pp.247-257. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000400002.

O objetivo deste estudo foi determinar os fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Estado de Minas Gerais, Brasil. Participaram 8.604 adultos, selecionados por amostra probabilística. Entre eles, 74% haviam tido uma ou mais consultas médicas no ano anterior e 68% recomendariam para outra pessoa a maioria dos profissionais ou serviços de saúde utilizados. Idade mais alta, sexo feminino e maior escolaridade apresentaram associações positivas e independentes com o uso e a satisfação com os serviços utilizados; outras características associadas a esses eventos foram hábitos de vida e condições de saúde. Algumas das associações observadas indicam um padrão inverso na lei de cuidados. Os resultados mostram que diferenças no uso e na satisfação com os serviços de saúde, observadas em populações aparentemente mais heterogêneas, reproduzem-se entre usuários do SUS na RMBH.

Palabras clave : uso de serviços de saúde; satisfação com serviços de saúde; inquérito de saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )