SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, BrasilA mortalidade de idosos no Brasil: a questão das causas mal definidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

BARROS, Marilisa Berti de Azevedo et al. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas: diferenças sociais e demográficas no Município de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, 2003. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2008, vol.17, n.4, pp.259-270. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000400003.

O objetivo deste trabalho é analisar o padrão de uso de álcool segundo fatores demográficos e sociais. Trata-se de estudo transversal de base populacional realizado no Município de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, em 2003. Entrevistas que incluíram a escala psicométrica do teste de identificação de transtornos causados pelo uso de bebida alcoólica (AUDIT) foram aplicadas a 515 indivíduos com 14 anos ou mais de idade, selecionados em amostragem estratificada e por conglomerados. As análises levaram em conta o desenho amostral. Verificou-se que 12,4% da população consomem bebidas alcoólicas duas ou mais vezes por semana, 7,5% bebem cinco ou mais doses em dia típico e 3,7% consomem seis ou mais doses semanal ou diariamente. O consumo é mais elevado nos homens. A freqüência de consumo é maior nos adultos e idosos, embora adultos e jovens apresentem consumo de maior risco. O estrato de maior escolaridade consome com maior freqüência, porém, o consumo de maior risco é mais elevado no segmento de escolaridade inferior. As diferenças do padrão de consumo devem ser levadas em conta nas propostas de promoção de hábitos saudáveis.

Palavras-chave : consumo de álcool; AUDIT; transtornos causados pelo uso de bebida alcoólica; determinantes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )