SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4A mortalidade de idosos no Brasil: a questão das causas mal definidasEstimação da infestação predial por Aedes aegypti (Díptera: Culicidae) por meio da armadilha Adultrap índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

LAURENTI, Ruy; JORGE, Maria Helena P. de Mello  e  GOTLIEB, Sabina Léa Davidson. Mortes maternas e mortes por causas maternas. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2008, vol.17, n.4, pp.283-292. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000400005.

Ao mensurar-se mortalidade materna, é necessário distinguir 'mortes por causas maternas' e 'mortes maternas'. Para a Organização Mundial da Saúde - OMS -, mortes maternas são as que ocorrem na gestação, no parto e até 42 dias após o parto; e mortes por causas maternas englobam as causas classificadas no Capítulo XV da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, Décima Revisão (CID-10), incluindo as ocorridas quando passados 42 dias do parto. Apresentam-se resultados da investigação de mortes femininas em idade fértil - 10 a 49 anos - nas capitais de Estados e no Distrito Federal do Brasil, em 2002. Adotou-se a metodologia RAMOS, comparando-se as causas básicas das declarações de óbito originais com as das declarações preenchidas após o resgate de informações, obtidas em entrevistas domiciliares e prontuários. Entre as mortes por causas maternas originais, 15,9% não eram mortes maternas, de acordo com a definição da OMS. Houve, concomitantemente, subenumeração de mortes maternas. Sugestões são feitas para melhorar o preenchimento das declarações de óbito e inclusão de novas categorias na CID-10, visando melhorar a informação das causas maternas.

Palavras-chave : mortes maternas; causas maternas; mulher em idade fértil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )