SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Setor privado de saúde e a vigilância da síndrome febril exantemática: uma experiência municipalDeterminantes do peso insuficiente e do baixo peso ao nascer na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, 2001 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

DINIZ MILITAO DE ALBUQUERQUE, Marina et al. Índice de massa corporal em pacientes co-infectados pela tuberculose-HIV em hospital de referência da cidade de Recife, estado de Pernambuco, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.2, pp.153-160. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000200006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de massa corporal (IMC) e principais características biológicas, sociais, clínicas e imunológicas de pacientes com tuberculose infectados pelo HIV/aids, comparando-os com aqueles encontrados nos pacientes com HIV/aids sem tuberculose em um hospital de referência para HIV/aids da Cidade de Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. Foram selecionados 80 pacientes com HIV/aids, dos quais 40 estavam co-infectados pela tuberculose. Os pacientes foram medidos e pesados, além de responderem a um questionário padronizado elaborado especialmente para a pesquisa. A associação da infecção pelo HIV/aids e tuberculose-doença com IMC inferior a 18,5 kg/m2, indicativo de desnutrição, foi estatisticamente significante. Essa associação poderá ser um sinal sentinela nos serviços de saúde que atendem pacientes infectados pelo HIV, visando proporcionar a eles aporte calórico adequado. Estudos prospectivos dever-se-ão empreender para melhor compreensão da desnutrição como expressão da interação tuberculose-HIV e fator de agravo do quadro clínico de seus pacientes.

Palavras-chave : IMC; tuberculose; HIV/aids; serviços de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )