SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Determinantes do peso insuficiente e do baixo peso ao nascer na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, 2001Gestão em ciência e tecnologia: desafio para os laboratórios de Saúde Pública no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

DUARTE, Raquel M. Ramalheira  y  DONALISIO, Maria Rita. Eventos adversos após vacinação contra influenza em população institucionalizada, Campinas-SP, Brasil, 2004. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.2, pp.171-178. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000200008.

Dados sobre ocorrência de eventos adversos da vacina contra influenza em população institucionalizada são pouco conhecidos no Brasil. Este estudo visou identificar esses eventos em uma instituição asilar no Município de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, após a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza de 2004. Realizou-se entrevista para relato de sintomas locais e gerais, com nexo temporal após a aplicação do imunobiológico, em moradores que consentiram em participar da pesquisa e apresentavam condições de se expressar. Registraram-se 14,3% dos indivíduos com um ou mais sintomas, sendo os sintomas locais os mais freqüentes (52,9%). Ajustou-se um modelo de regressão logística múltipla, tendo como variável dependente a ocorrência de pelo menos um evento adverso. Nenhuma variável se apresentou estatisticamente significativa, mostrando que eventuais reações adversas à vacinação não variam segundo sexo, faixa etária e presença de doenças crônicas. Os resultados reafirmam a pouca reatogenicidade da vacina contra influenza.

Palabras clave : influenza; vacina; população institucionalizada; evento adverso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )