SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Adverse events after vaccination against influenza in an institucionalized population, Campinas-SP, Brazil, 2004Anophelines Larvae (Diptera: Culicidae) found in artificial containers in the Northwest Region of Espirito Santo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

VITAL, Nery Cunha et al. Gestão em ciência e tecnologia: desafio para os laboratórios de Saúde Pública no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.2, pp.179-187. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000200009.

A partir da percepção dos pesquisadores, objetivou-se inferir as condições para realização de pesquisas científicas em todos os laboratórios de Saúde Pública que, no Brasil, são referência para o diagnóstico de dengue, febre amarela e febre maculosa. Um questionário foi enviado aos pesquisadores, contemplando conceitos e temas sobre a gestão de projetos científicos e o ambiente para a produção científica. Cada item investigado apresentava alternativas de resposta segundo a escala de atitudes de Likert, de modo a captar o ponto de vista do pesquisador sobre a situação atual e a situação desejável, em seu próprio laboratório. Os resultados foram lançados em gráficos e avaliados pelo exame de consistência interna, de acordo com o alfa de Cronbach. Concluiu-se que os laboratórios de referência para dengue, febre amarela e febre maculosa no Brasil dispõem de condições para a execução de pesquisas científicas mas enfrentam dificuldades relacionadas, principalmente, ao planejamento e gestão em ciência e tecnologia.

Keywords : laboratórios de Saúde Pública; gestão em ciência e tecnologia em saúde; questionário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )