SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Neonatal screening program for the infection by Trypanosoma cruzi in Minas Gerais, Brazil: congenital transmission and tracking of the endemic areasAccidents and acts of violence in the metropolitan region of Cuiabá: what the analysis of demands for emergency services reveals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

LUQUETTI, Leonardo Barra  and  LAGUARDIA, Josué. Confiabilidade dos dados de atendimento odontológico do Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Básica (Sigab) em Unidade Básica de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.3, pp.255-264. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000300008.

Este artigo estimou a confiabilidade dos dados de atendimento odontológico do Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Básica (Sigab) por meio de dois procedimentos: coeficiente de correlação intraclasse e coeficiente de correlação de concordância, com os respectivos intervalos de 95% de confiança. As análises compararam os dados de procedimentos clínicos ambulatoriais produzidos pelos cirurgiões-dentistas em uma amostra selecionada de 96 dias de atendimento odontológico de uma unidade básica de saúde do município do Rio de Janeiro-RJ e registrados em três diferentes instrumentos. Os resultados mostraram um alto grau de concordância entre os dados provenientes dos instrumentos avaliados no estudo. A partir das estimativas obtidas, conclui-se que há uma alta confiabilidade entre os dados relativos aos procedimentos odontológicos coletados nos instrumentos padronizados do Sigab, na planilha desenvolvida no serviço, e os dados presentes nos relatórios gerados pelo aplicativo.

Keywords : reprodutibilidade; confiabilidade; sistema de informação; Sigab.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )