SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Triagem neonatal da infecção pelo Trypanosoma cruzi em Minas Gerais, Brasil: transmissão congênita e mapeamento das áreas endêmicasAcidentes e violências na grande Cuiabá: o que retrata a demanda dos serviços de emergência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

LUQUETTI, Leonardo Barra  e  LAGUARDIA, Josué. Confiabilidade dos dados de atendimento odontológico do Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Básica (Sigab) em Unidade Básica de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.3, pp.255-264. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000300008.

Este artigo estimou a confiabilidade dos dados de atendimento odontológico do Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Básica (Sigab) por meio de dois procedimentos: coeficiente de correlação intraclasse e coeficiente de correlação de concordância, com os respectivos intervalos de 95% de confiança. As análises compararam os dados de procedimentos clínicos ambulatoriais produzidos pelos cirurgiões-dentistas em uma amostra selecionada de 96 dias de atendimento odontológico de uma unidade básica de saúde do município do Rio de Janeiro-RJ e registrados em três diferentes instrumentos. Os resultados mostraram um alto grau de concordância entre os dados provenientes dos instrumentos avaliados no estudo. A partir das estimativas obtidas, conclui-se que há uma alta confiabilidade entre os dados relativos aos procedimentos odontológicos coletados nos instrumentos padronizados do Sigab, na planilha desenvolvida no serviço, e os dados presentes nos relatórios gerados pelo aplicativo.

Palavras-chave : reprodutibilidade; confiabilidade; sistema de informação; Sigab.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )