SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Confiabilidade dos dados de atendimento odontológico do Sistema de Gerenciamento de Unidade Ambulatorial Básica (Sigab) em Unidade Básica de Saúde do Município do Rio de JaneiroCasos notificados de malária no Estado do Pará, Amazônia Brasileira, de 1998 a 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SOARES, Beatriz Alves de Castro; SCATENA, João Henrique G.  y  GALVAO, Noemi Dreyer. Acidentes e violências na grande Cuiabá: o que retrata a demanda dos serviços de emergência. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.3, pp.265-276. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000300009.

As causas externas são um relevante problema de saúde pública no Brasil, quer seja pelo número de óbitos ou de internações que produzem. Entretanto, pouco se conhece acerca das vítimas que não são internadas e/ou não morrem. Buscando analisar as principais características epidemiológicas das vítimas de acidentes e violências atendidas em serviços de emergência, realizou-se estudo de corte transversal, em serviços específicos do Sistema Único de Saúde. Foram estudados 2.532 atendimentos, ocorridos durante um mês, nas unidades de emergência da Grande Cuiabá-MT. Adultos jovens, do sexo masculino, foram as principais vítimas. Sobressaiu-se a magnitude dos acidentes (90,3%), com destaque para as quedas (54,8%). Entre os acidentes de transporte (26,8%) predominaram os de motocicleta (45,9%). Acidentes específicos mostraram- se relacionados ao trabalho e a suspeição de uso de álcool prevaleceu nas violências. As características das vítimas, na Grande Cuiabá, além de reiterar a importância do problema, que transcende o setor saúde, provêm informações úteis para a deflagração de medidas de intervenção.

Palabras clave : morbidade; causas externas; acidentes; violências; emergência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )