SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Fatores associados à mortalidade neonatal precoce: análise de situação no nível local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

NEDEL, Fúlvio Borges; FACCHINI, Luiz Augusto; MARTIN, Miguel  e  NAVARRO, Albert. Características da atenção básica associadas ao risco de internar por condições sensíveis à atenção primária: revisão sistemática da literatura. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.1, pp.61-75. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000100008.

As hospitalizações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) - pneumonias bacterianas, complicações da diabete e da hipertensão, entre outras - são um indicador indireto da efetividade do primeiro nível de atenção à saúde. Foi feita uma revisão sistemática de estudos sobre características da atenção primária associadas ao risco de internação por CSAP, indexados na MEDLINE e LILACS. A maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos e Espanha, utilizando análise transversal de dados secundários. Na Espanha, as taxas de internação por CSAP não se associaram ao tamanho da população adscrita, ao médico ou enfermeiro. A continuidade da atenção associou-se a menores taxas, nos Estados Unidos e Canadá. A continuidade da atenção, a equipe multidisciplinar e, em menor destaque, a população adscrita ao médico mostraram-se associadas em diferentes estudos à menor probabilidade de hospitalização por CSAP. Em conclusão, os princípios fundamentais da atenção primária associaram-se a um menor risco de internar por CSAP.

Palavras-chave : atenção primária à saúde; sistemas de saúde; política de saúde; indicadores básicos de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )