SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e os fatores a ele associados em crianças nascidas nos Hospitais Amigos da Criança de Teresina - PiauíAnálise de três fontes de informação da atenção básica para o monitoramento da hipertensão arterial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

STEPHAN, Ana Maria Siga; COSTA, Juvenal Soares Dias da; STEPHAN, Laura Siga  e  SECCO, Alan Felipe Bello. Prevalência de sintomas de asma em lactentes, pré-escolares e escolares em área coberta pelo Programa Saúde da Família, Pelotas, RS, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.2, pp.125-132. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000200005.

Identificou-se a prevalência de asma em lactentes, pré-escolares e escolares, de um a nove anos, na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Bom Jesus em Pelotas-RS, em 2007, por meio de um estudo transversal utilizando um questionário sobre sintomas de asma (International Study of Asthma and Allergies in Childhood - Isaac). Crianças com quatro ou mais crises de sibilos no último ano, ou com uma a três crises e sono prejudicado por sibilância ou tosse noturna e sibilos após exercícios físicos foram consideradas asmáticas. Encontrou-se 1.140 crianças. A prevalência de sintomas de asma foi de 22,6%. Os lactentes apresentaram as maiores prevalências. Não houve associação com sexo ou cor da pele. A prevalência de sintomas de asma foi elevada, mas dentro do esperado (20%) dos valores encontrados nos centros participantes do Isaac no Brasil. A associação de prevalência maior em crianças menores é semelhante aos estudos nacionais.

Palavras-chave : asma; prevalência; saúde da criança; estudos transversais; atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )