SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Prevalência de sintomas de asma em lactentes, pré-escolares e escolares em área coberta pelo Programa Saúde da Família, Pelotas, RS, BrasilCuidados alimentares e fatores associados em Canoas, RS, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

GIROTTO, Edmarlon; ANDRADE, Selma Maffei de  y  CABRERA, Marcos Aparecido Sarriá. Análise de três fontes de informação da atenção básica para o monitoramento da hipertensão arterial. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.2, pp.133-141. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000200006.

Foram estudadas as fontes de informação sobre hipertensos de uma Unidade de Saúde da Família de Londrina, Paraná. As fontes Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e fichas de aprazamento foram analisadas quanto ao número de hipertensos, e identificados os motivos do não registro em cada fonte de informação, além de se estimar a subnotificação de casos de hipertensão na área estudada. Dentre os pacientes estudados, 689 (71,5%) não estavam registrados simultaneamente nas três fontes de informação. O principal motivo do não registro dos hipertensos foi não residir mais na área da Unidade de Saúde da Família (52,3%). As estimativas de subnotificação variaram de 5,4% (aprazamento) a 39,5% (Hiperdia). Os resultados mostram um grande número de hipertensos não registrados simultaneamente nas três fontes analisadas, o que pode dificultar a adoção de ações de promoção da saúde e de monitoramento desse agravo.

Palabras clave : sistemas de informação; hipertensão; atenção primária à saúde; subnotificação; técnicas de estimativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )