SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Analysis of three information sources for monitoring hypertension at the primary health care levelHealth services assessment of early leprosy diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

ZART, Vera Beatriz et al. Cuidados alimentares e fatores associados em Canoas, RS, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.2, pp.143-154. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000200007.

Foi realizado um estudo transversal, de base populacional, com 1.951 indivíduos de 14 anos e mais, com o objetivo de investigar a associação entre cuidados alimentares e variáveis demográficas, socioeconômicas e outros hábitos relacionados à saúde em Canoas-RS. Desses, 45% referiram consumo de gorduras sem restrições, 61% de doces, 64% de carnes e 81% de farinhas/massas. Ao consumo de carnes sem restrições, associaram-se: sexo masculino; escolaridade entre cinco e oito anos; idade ≤59 anos; consumo de gorduras e farinhas/massas sem restrições; e não uso de homeopatia. Ao consumo de gorduras sem restrições, associaram-se: sexo masculino; escolaridade ≤8 anos; idade ≤59 anos; auto-percepção de vida não-saudável; tabagismo; uso de álcool, não uso de chás e medicamentos; consumo de carnes, doces e farinhas/massas sem restrições; não realização de exames preventivos. Ao consumo de doces sem restrições, associaram-se: idade ≤59 anos; auto-percepção de vida não-saudável; consumo de gorduras e farinhas/massas sem restrições. Ao consumo de farinhas/massas sem restrições, associaram-se: sexo masculino, idade ≤59 anos; consumo de carnes, gorduras e doces sem restrições. As associações evidenciadas entre ausência de cuidados alimentares e outros hábitos relacionados ao uso de álcool e tabaco, fatores de risco para doenças crônico-degenerativas, apontam para a necessidade da implementação de políticas intersetoriais de promoção da saúde.

Keywords : hábitos alimentares; estilo de vida; promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )