SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Análise de três fontes de informação da atenção básica para o monitoramento da hipertensão arterialAvaliação dos serviços de saúde em relação ao diagnóstico precoce da hanseníase índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

ZART, Vera Beatriz et al. Cuidados alimentares e fatores associados em Canoas, RS, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.2, pp.143-154. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000200007.

Foi realizado um estudo transversal, de base populacional, com 1.951 indivíduos de 14 anos e mais, com o objetivo de investigar a associação entre cuidados alimentares e variáveis demográficas, socioeconômicas e outros hábitos relacionados à saúde em Canoas-RS. Desses, 45% referiram consumo de gorduras sem restrições, 61% de doces, 64% de carnes e 81% de farinhas/massas. Ao consumo de carnes sem restrições, associaram-se: sexo masculino; escolaridade entre cinco e oito anos; idade ≤59 anos; consumo de gorduras e farinhas/massas sem restrições; e não uso de homeopatia. Ao consumo de gorduras sem restrições, associaram-se: sexo masculino; escolaridade ≤8 anos; idade ≤59 anos; auto-percepção de vida não-saudável; tabagismo; uso de álcool, não uso de chás e medicamentos; consumo de carnes, doces e farinhas/massas sem restrições; não realização de exames preventivos. Ao consumo de doces sem restrições, associaram-se: idade ≤59 anos; auto-percepção de vida não-saudável; consumo de gorduras e farinhas/massas sem restrições. Ao consumo de farinhas/massas sem restrições, associaram-se: sexo masculino, idade ≤59 anos; consumo de carnes, gorduras e doces sem restrições. As associações evidenciadas entre ausência de cuidados alimentares e outros hábitos relacionados ao uso de álcool e tabaco, fatores de risco para doenças crônico-degenerativas, apontam para a necessidade da implementação de políticas intersetoriais de promoção da saúde.

Palabras clave : hábitos alimentares; estilo de vida; promoção da saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )