SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Avaliação do grau de implantação do programa de controle da transmissão vertical do HIV em maternidades do "Projeto Nascer": Implementation evaluation of Brazil's National vertical HIV transmission control program in maternity clinics participating in the "Nascer" ProjectImagem corporal de adolescentes escolares em Gravataí-RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

MONTEIRO, Lisiane Nunes; AERTS, Denise  y  ZART, Vera Beatriz. Estado nutricional de estudantes de escolas públicas e fatores associados em um distrito de saúde do Município de Gravataí, Rio Grande do Sul. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.3, pp.271-281. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000300009.

OBJETIVO: avaliar o estado nutricional de escolares da rede publica municipal de Gravataí, segundo sexo, faixa etária, maturidade sexual, localização da escola e percepção da imagem corporal. METODOLOGIA: foi realizado estudo transversal, com amostra representativa de 1.131 alunos de 1a a 8a série, sendo utilizados três instrumentos: ficha antropométrica; Body Shape Questionnaire e classificação de Tanner. O desfecho foi categorizado segundo o índice de massa corporal (IMC). A análise dos dados foi realizada com regressão logística ordinal multivariada. RESULTADOS: encontravam-se com adequação do estado nutricional 64,3%; e 31,1% apresentaram sobrepeso/obesidade, 6,4% desnutrição e 8,2% risco para baixo peso. Considerando-se exclusivamente os 476 jovens de 5a a 8a série, os estudantes das escolas rurais apresentaram 3,3 vezes chance de sobrepeso/obesidade do que os residentes na área urbana. Os jovens que referiram preocupação com sua imagem corporal tiveram três vezes mais chance de desnutrição/risco nutricional e 11 vezes mais sobrepeso/obesidade. CONCLUSÃO: a alta prevalência de sobrepeso/obesidade demanda maior atenção das áreas da saúde e educação, em especial entre os jovens das escolas rurais.

Palabras clave : avaliação nutricional; imagem corporal; saúde do escolar; criança; adolescente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )