SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Efeitos da descentralização das ações de vigilância epidemiológica para as equipes de Saúde da FamíliaAvaliação de indicadores hospitalares antes e após a implantação da gestão plena do sistema municipal em município do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

TANAKA, Oswaldo Yoshimi  e  DRUMOND JUNIOR, Marcos. Análise descritiva da utilização de serviços ambulatoriais no Sistema Único de Saúde segundo o porte do município, São Paulo, 2000 a 2007. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.4, pp.355-366. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000400006.

OBJETIVO: analisar a produção dos serviços de atenção ambulatorial do SUS no contexto da ampliação da oferta de atenção básica e das necessidades de articulação de serviços de distintas complexidades tecnológicas na esfera ambulatorial. METODOLOGIA: foi feita análise descritiva da magnitude, tendência e relações entre procedimentos segundo municípios de distintos portes do Estado de São Paulo, entre 2000 e 2007, com dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS). RESULTADOS: a análise da produção de serviços ambulatoriais e a construção de relações entre estas permitiram observar a ampliação da oferta dos serviços de atenção básica e suas repercussões em outros níveis do sistema e como isto ocorreu de forma diversa em municípios de diferentes portes. CONCLUSÕES: identificou-se o alcance das análises para a compreensão das características da oferta de serviços possibilitando orientar ajustes na política de saúde.

Palavras-chave : sistemas de informação em atendimento ambulatorial; avaliação de serviços de saúde; sistemas locais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )