SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Tungíase em uma área de aglomerado subnormal de Natal-RN: prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SOBRAL, André et al. Desastres naturais - sistemas de informação e vigilância: uma revisão da literatura. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2010, vol.19, n.4, pp.389-402. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742010000400009.

OBJETIVO: realizar revisão bibliográfica sobre a construção e implementação de sistemas de informação e vigilância sobre desastres naturais. METODOLOGIA: o presente artigo apresenta uma revisão de literatura de artigos científicos realizada nas bases de dados Pubmed e Scielo. RESULTADOS: demonstraram que os sistemas de informação e/ou vigilância utilizados tinham como objetivos principais a análise da extensão dos danos, identificação das áreas e populações vulneráveis e avaliação das necessidades em saúde de grupos populacionais mais expostos à ocorrência dos desastres. CONCLUSÕES: há a necessidade de sistemas de informação e vigilância integrados entre áreas como Saúde Pública, Defesa Civil e Ambiental para a análise dos efeitos dos desastres sobre a saúde das populações.

Palabras clave : desastres naturais; revisão; sistema de informação; sistemas de vigilância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )