SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Relationship between breastfeeding and hospitalization due to diarrheal diseases among children under one year of life in Brazilian State Capitals and the Federal District, 2008Influence of environmental factors on teaching hospitals efficiency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

SIQUEIRA, Marly Beserra de Castro  and  DIAS, Marcos Augusto Bastos. A percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.1, pp.27-36. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000100004.

OBJETIVO: analisar a percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa, com 21 mães atendidas no ambulatório de neonatologia de um hospital geral do SUS, em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e formulário, submetidos a técnica de análise de conteúdo temática e estatística descritiva. RESULTADOS: a vivência das mães é marcada pelo trauma do parto prematuro. Ocorrem conflitos e sofrimento, decorrentes da inexistência de uma rotina de suporte social perinatal para essas mulheres, ausência da sistematização do acolhimento e capacitação das mães no cuidado de seus filhos, quando internados na UTI neonatal, contrapondo a assistência humanizada praticada na Enfermaria Canguru, além da dificuldade no acesso ao ambulatório especializado após alta hospitalar. CONCLUSÃO: necessidade de maior organização da assistência materno-infantil, com incorporação da integralidade do cuidado e humanização da relação entre a família e os profissionais de saúde.

Keywords : UTI neonatal; nascimento prematuro; cuidado perinatal; saúde materno-infantil; humanização da assistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )