SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Relação entre aleitamento materno e internações por doenças diarreicas nas crianças com menos de um ano de vida nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal, 2008Influência de fatores ambientais na eficiência de hospitais de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SIQUEIRA, Marly Beserra de Castro  y  DIAS, Marcos Augusto Bastos. A percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.1, pp.27-36. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000100004.

OBJETIVO: analisar a percepção materna sobre vivência e aprendizado de cuidado de um bebê prematuro. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa, com 21 mães atendidas no ambulatório de neonatologia de um hospital geral do SUS, em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e formulário, submetidos a técnica de análise de conteúdo temática e estatística descritiva. RESULTADOS: a vivência das mães é marcada pelo trauma do parto prematuro. Ocorrem conflitos e sofrimento, decorrentes da inexistência de uma rotina de suporte social perinatal para essas mulheres, ausência da sistematização do acolhimento e capacitação das mães no cuidado de seus filhos, quando internados na UTI neonatal, contrapondo a assistência humanizada praticada na Enfermaria Canguru, além da dificuldade no acesso ao ambulatório especializado após alta hospitalar. CONCLUSÃO: necessidade de maior organização da assistência materno-infantil, com incorporação da integralidade do cuidado e humanização da relação entre a família e os profissionais de saúde.

Palabras clave : UTI neonatal; nascimento prematuro; cuidado perinatal; saúde materno-infantil; humanização da assistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )