SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Influência de fatores ambientais na eficiência de hospitais de ensinoReações adversas a medicamentos: conhecimento e atitudes dos profissionais de saúde em um hospital-sentinela de ensino do Ceará-Brasil, 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SALVIANO, Luiza Herbene Macêdo Soares; LUIZA, Vera Lucia  y  PONCIANO, Ângela Maria de Souza. Percepção e condutas de profissionais da Estratégia Saúde da Família acerca de reações adversas a medicamentos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.1, pp.47-56. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000100006.

OBJETIVO: identificar a percepção e as condutas adotadas por profissionais de saúde da família de uma das regionais de saúde do Ceará sobre reações adversas a medicamentos (RAM). METODOLOGIA: realizado um estudo transversal, descritivo. Aplicado um questionário a 123 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos), de março a maio de 2008. RESULTADOS: a maioria dos entrevistados era jovem, do sexo feminino e tinha pouco tempo de formado. A maioria - 65,9% - considerava que os ensinamentos sobre RAM adquiridos na universidade foram insuficientes e 78,9% informaram que se atualizam freqüentemente sobre o tema, utilizando principalmente o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF), publicação patrocinada por empresas farmacêuticas. Apenas 5,7% demonstrou compreender corretamente o conceito de reação adversa a medicamento proposto pela Organização Mundial da Saúde e adotado no Brasil, e somente 39,0% declararam investigar frequentemente nos pacientes a ocorrência de RAM. Comunicação ao médico foi a conduta informada pelos enfermeiros diante de RAM, embora nenhum deles relatasse notificar ao Sistema Nacional ou Estadual de Farmacovigilância. CONCLUSÃO: sendo a Estratégia de Saúde da Família um pilar da organização do sistema de saúde no Brasil e que sua ação repousa na mudança de vínculo com os usuários, considera-se importante desenvolver iniciativas de treinamento, informação e conscientização desses profissionais quanto ao uso racional de medicamentos, em particular a farmacovigilância.

Palabras clave : reações adversas a medicamentos; farmacovigilância; Estratégia Saúde da Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )