SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Profilaxia antirrábica humana: uma análise exploratória dos atendimentos ocorridos em Salgueiro-PE, no ano de 2007Prática alimentar e diabetes: desafios para a vigilância em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

CASTRO, Maria Goretti Gurgel Mota de; FERREIRA, Aldo Pacheco  e  MATTOS, Inês Echenique. Uso de agrotóxicos em assentamentos de reforma agrária no Município de Russas (Ceará, Brasil): um estudo de caso. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.2, pp.245-254. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000200013.

OBJETIVO: analisar o uso de agrotóxicos em assentamentos de reforma agrária. METODOLOGIA: estudo descritivo transversal de caracterização do uso de agrotóxicos e registro da ocorrência de sinais e sintomas autorreferidos, relacionados à exposição a esses produtos, mediante entrevista com os agricultores. RESULTADOS: observou-se predominância da policultura temporária com cultivo de feijão e milho; foi relatada a utilização de seis agrotóxicos, geralmente no período chuvoso e de plantio das culturas temporárias; quase todos os usuários adquiriram os produtos em casa agropecuária ou na cooperativa dos assentamentos; o descarte das embalagens vencidas ou vazias foi considerado inadequado; sete agricultores relataram intoxicações, referindo vertigens/tonturas, mal-estar generalizado e alergia na pele/coceira. CONCLUSÃO: os achados do estudo apontam para a necessidade de reavaliação das políticas públicas voltadas aos assentamentos, ressaltando-se a fragilidade do acompanhamento técnico e da fiscalização, além do não-cumprimento da legislação que controla a comercialização dos agrotóxicos.

Palavras-chave : agrotóxicos; assentamentos; exposição; saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )