SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Uso de agrotóxicos em assentamentos de reforma agrária no Município de Russas (Ceará, Brasil): um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SANTOS, Andréa Fernanda Lopes dos  e  ARAUJO, José Wellington Gomes. Prática alimentar e diabetes: desafios para a vigilância em saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.2, pp.255-263. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000200014.

OBJETIVO: caracterizar as dificuldades encontradas para mudanças de práticas alimentares de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 atendidas em consultório de nutrição de um ambulatório de alta complexidade. METODOLOGIA: a amostra foi composta por pessoas com diabetes mellitus tipo 2 atendidas no ambulatório de nutrição do Sistema Único de Saúde em Teresina, Piauí, pelo método da pesquisa qualitativa, mediante entrevista semiestruturada. RESULTADOS: foi possível compreender as práticas alimentares em sua multidimensionalidade; essas valorações, quando não consideradas pelos profissionais, dificultam a relação com as pessoas, que não aderem satisfatoriamente ao plano dietoterápico; valores culturais e afetivos e limitações econômicas também interferem na adesão ao tratamento. CONCLUSÃO: o estudo detectou o uso frequente da medicina popular na tentativa de cura ou melhora da doença; o conhecimento de aspectos subjetivos da realidade, com foco regionalizado, pode contribuir para a vigilância em saúde ao oferecer subsídios para intervenções nutricionais eficazes.

Palavras-chave : diabetes mellitus; vigilância em Saúde Pública; educação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )