SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Uso da busca ativa de óbitos na avaliação do Sistema de Informações sobre Mortalidade em Minas Gerais, BrasilAvaliação do impacto de uma intervenção para a melhoria da notificação da causa básica de óbitos no Estado do Piauí, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

FURLAN, Luciana Benzoni et al. Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento da Informação sobre a mortalidade infantil na Região Metropolitana da Baixada Santista. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.287-296. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300003.

OBJETIVO: apresentar o desenvolvimento de um sistema de informação eletrônico que auxilia no monitoramento e análise da mortalidade infantil (MI) na Baixada Santista, que, apesar de indicadores socioeconômicos favoráveis, vem apresentando os piores indicadores de MI no Estado de São Paulo. METODOLOGIA: sistema desenvolvido a partir de tecnologias para internet, adotando software livre, que permite aos desenvolvedores, pesquisadores e usuários (gestores em serviços de saúde) acompanhar a evolução do sistema e capacitar-se para alterá-lo de acordo com interesses específicos. RESULTADOS: um protótipo desse sistema possibilita atualizar os dados de óbitos e de nascidos vivos e apresentá-los em relatórios gerenciais (tabelas, gráficos e mapas) que podem ser utilizados para apresentar a informação e contribuir para o estudo da MI em um município ou microrregião; esse protótipo foi avaliado por técnicos da Direção Regional de Saúde na região. CONCLUSÃO: o uso do sistema colabora no aperfeiçoamento das atividades e recursos da gestão da Saúde, contribuindo para a modernização do sistema de vigilância em saúde municipal, com ênfase na melhoria da qualidade da informação.

Palavras-chave : sistemas de informações; mortalidade infantil; informática em Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )