SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Avaliação do impacto de uma intervenção para a melhoria da notificação da causa básica de óbitos no Estado do Piauí, BrasilAvaliação da qualidade do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Doença de Chagas Aguda em Minas Gerais, 2005-2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SIQUEIRA FILHA, Noêmia Teixeira de; VANDERLEI, Lygia Carmen de Moraes  e  MENDES, Marina Ferreira de Medeiros. Avaliação do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar no Estado de Pernambuco, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.307-316. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300005.

OBJETIVO: avaliar o grau de implantação dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) da Rede de Hospitais de Referência no Estado de Pernambuco, analisando a adequação da classificação nos níveis I, II e III. METODOLOGIA: uma avaliação normativa dos componentes Estrutura e Processo; a partir de uma matriz de julgamento, foi estabelecido o grau de implantação - satisfatório, aceitável, insatisfatório e crítico -; para avaliar a classificação dos hospitais, comparou-se a suas estruturas com os critérios da Portaria no 2.529/04. RESULTADOS: o grau de implantação estava satisfatório em três núcleos, aceitável em um, insatisfatório em dois e crítico em um; quanto aos níveis I, II e III, apenas dois núcleos foram classificados corretamente. CONCLUSÃO: o estudo indica que, apesar dos avanços, ainda persistem dificuldades na coleta, análise e divulgação das informações; é necessário reavaliar a forma de classificação dos hospitais, para o repasse dos recursos; e investir em estratégias, para maior integração entre os NHE.

Palavras-chave : vigilância epidemiológica; avaliação; serviços de vigilância epidemiológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )