SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Avaliação do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar no Estado de Pernambuco, BrasilAspectos epidemiológicos da esquistossomose hepatoesplênica no Estado de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

MUGUANDE, Olinda Francisco; FERRAZ, Marcela Lencine; FRANCA, Elisabeth  y  GONTIJO, Eliane Dias. Avaliação da qualidade do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Doença de Chagas Aguda em Minas Gerais, 2005-2008. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.317-325. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300006.

OBJETIVO: o estudo avaliou a qualidade das notificações de casos agudos de doença de Chagas registrados no sistema de informação utilizado pela vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no período de 2005-2008. METODOLOGIA: para avaliação dos registros do sistema de vigilância, adotaram-se as diretrizes do Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos da América; e para definição e encerramento dos casos, os critérios preconizados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério de Saúde. RESULTADOS: o Sistema de Informação para a vigilância da doença de Chagas é complexo, pouco flexível, com baixa aceitabilidade e, de modo geral, com baixa qualidade dos dados; dos 992 casos notificados no período, 12 (1,2%) apresentavam exame parasitológico direto positivo, critério de confirmação de caso, porém foram descartados em análise posterior por se tratar de casos crônicos; a completitude de preenchimento da maioria dos campos das fichas analisadas foi qualificada entre regular e baixa. CONCLUSÃO: é necessária a sensibilização e treinamento dos profissionais da saúde, além de maior integração dos setores responsáveis pelo fluxo de informações, para melhoria da qualidade do registro das notificações, possibilitando a definição de ações de vigilância e estratégias de controle da doença.

Palabras clave : doença de Chagas; vigilância epidemiológica; avaliação; saúde pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )