SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Prevalência de parasitoses intestinais em comunidade quilombola no Município de Bias Fortes, Estado de Minas Gerais, Brasil, 2008Estado nutricional de adolescentes atendidos em uma unidade de referência para adolescentes no Município de Cascavel, Estado do Paraná, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BUENO, Marcínia Moreno  y  MATIJASEVICH, Alicia. Avaliação da cobertura vacinai contra hepatite B nos menores de 20 anos em municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.345-354. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300009.

OBJETIVO: avaliar a cobertura da vacina contra o vírus da hepatite B na população menor de vinte anos de idade nos 22 municípios da Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2007. METODOLOGIA: analisaram-se os dados do Sistema de Informação da Avaliação do Programa de Imunizações e considerou-se como cobertura o percentual da população que recebeu a terceira dose de vacina; o denominador utilizado para os menores de cinco anos de idade foi o número de nascidos vivos registrado no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, e para a faixa etária entre cinco e 19 anos, as estimativas populacionais da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. RESULTADOS: os achados do estudo mostram altas coberturas nos menores de um ano e, na medida em que a idade aumenta, a cobertura vacinal diminui na maioria dos municípios, evidenciando a necessidade de avaliar as estratégias de vacinação utilizadas pelos serviços de saúde. CONCLUSÃO: este estudo pode servir como norteador no planejamento de ações estratégicas de vacinação pela rede pública de saúde dos municípios, visando amplas coberturas vacinais e acompanhamento periódico de sua evolução.

Palabras clave : cobertura vacinal; vacinação; hepatite B; adolescentes; crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )