SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Avaliação da cobertura vacinai contra hepatite B nos menores de 20 anos em municípios do Estado do Rio Grande do Sul, BrasilPercepção da imagem corporal de adolescentes escolares brancas e não brancas de escolas públicas do Município de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

DALLA COSTA, Márcia Cristina et al. Estado nutricional de adolescentes atendidos em uma unidade de referência para adolescentes no Município de Cascavel, Estado do Paraná, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.355-361. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300010.

OBJETIVO: verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes atendidos em unidade de saúde de referência para adolescentes, bem como sua associação com idade e sexo. METODOLOGIA: estudo transversal com 383 adolescentes de dez a 19 anos de idade atendidos em unidade de referência no atendimento médico de adolescentes no Município de Cascavel, Estado do Paraná, Brasil. Utilizou-se o índice de massa corporal (IMC) de acordo com a idade e sexo, com os seguintes pontos de corte: IMC < percentil 5 (baixo peso); ≥ percentil 5 e < percentil 85 (adequado); ≥ percentil 85 e < percentil 95 (sobrepeso); e ≥ percentil 95 (obesidade). Utilizou-se o teste de qui-quadrado para verificar associação entre as variáveis. RESULTADOS: dos adolescentes entrevistados, 15,4% apresentaram sobrepeso e 7,6% obesidade, totalizando excesso de peso em 23,0%; encontrou-se significância estatística entre o estado nutricional e a faixa etária dos adolescentes, identificando maior proporção de sobrepeso/obesidade entre os mais jovens. CONCLUSÃO: a prevalência de sobrepeso e obesidade encontrada foi elevada, confirmando a magnitude do problema e a necessidade de ações preventivas.

Palavras-chave : adolescência; sobrepeso; obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )