SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Estado nutricional de adolescentes atendidos em uma unidade de referência para adolescentes no Município de Cascavel, Estado do Paraná, BrasilPrograma Nacional de Suplementação de Vitamina A no Estado da Paraíba: uma análise a partir do relato de profissionais da Equipe de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

AERTS, Denise; CHINAZZO, Hosana; SANTOS, João Alberto dos  e  OSEROW, Nara Regina. Percepção da imagem corporal de adolescentes escolares brancas e não brancas de escolas públicas do Município de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.363-372. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300011.

OBJETIVO: investigar a percepção da imagem corporal de meninas brancas e não brancas segundo inserção econômica, atividade física, estado nutricional e maturidade sexual. METODOLOGIA: estudo transversal com amostra de 710 adolescentes femininas matriculadas entre a 5a e a 8a séries das escolas públicas municipais do Município de Gravata', Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2005; utilizou-se o 'Body Shape Questionnaire' para avaliar a percepção da imagem corporal e as demais variáveis foram extraídas de outros instrumentos auto-aplicáveis; as associações de interesse foram testadas com o χ2 de associação. RESULTADOS: em relação à imagem corporal, 60,0% das meninas não estavam preocupadas e 4,7% estavam gravemente preocupadas; houve associação entre percepção da imagem corporal e cor da pele (p=0,005), estado nutricional (p=0,000) e maturidade sexual (p=0,000); essas associações mantiveram-se significativas não obstante o controle para a cor da pele. CONCLUSÃO: os resultados sugerem que a cor de pele branca, o peso excessivo e a fase pós-puberal são fatores de risco para insatisfação com a imagem corporal entre as jovens estudadas.

Palavras-chave : saúde do adolescente; escolares; imagem corporal; raça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )