SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Body image perception of white and non-white female adolescents of city's Public Schools in the Municipality of Gravataí, State of Rio Grande do Sul, BrazilEcological aspects of immature mosquito in larvitraps in forest and adjacent anthropic environment in the Municipality of Linhares, State of Espírito Santo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

PAIVA, Adriana de Azevedo et al. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Estado da Paraíba: uma análise a partir do relato de profissionais da Equipe de Saúde da Família. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.373-383. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300012.

OBJETIVO: realizar uma análise descritiva do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A na Paraíba. METODOLOGIA: foram realizadas, em nove municípios do estado, entrevistas com 43 profissionais responsáveis pelo Programa e 56 aplicadores do suplemento. O formulário de entrevista foi elaborado com base na Portaria ministerial que instituiu o Programa e no Manual de normatização, e a metodologia de avaliação centrada na tríade estrutura-processo-resultado. RESULTADOS: como aspectos positivos observaram-se a boa adesão das famílias ao Programa e o empenho das Equipes de Saúde da Família em captar a população-alvo, associando estratégias como busca ativa, demanda espontânea e campanhas de vacinação. As principais fragilidades encontradas foram: a) no eixo estrutura, falta de material informativo para divulgar o Programa e orientar a população-alvo; b) no eixo processo, falta de regularidade, morosidade e fornecimento insuficiente do suplemento; falta ou insuficiência de treinamentos/capacitações; desconhecimento da periodicidade de aplicação do suplemento e preenchimento incorreto do instrumento de registro adotado pelo Programa; c) no eixo resultados, baixa cobertura e descontinuidade na aplicação do suplemento. CONCLUSÃO: os resultados mostram a necessidade de reorganizar e aprimorar o Programa na Paraíba, para que atinja o impacto esperado.

Keywords : avaliação; programa; vitamina A.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )