SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Percepção da imagem corporal de adolescentes escolares brancas e não brancas de escolas públicas do Município de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, BrasilAspectos ecológicos de culicídeos imaturos em larvitrampas de floresta e ambiente antrópico adjacente no Município de Linhares, Espírito Santo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

PAIVA, Adriana de Azevedo et al. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Estado da Paraíba: uma análise a partir do relato de profissionais da Equipe de Saúde da Família. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.373-383. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300012.

OBJETIVO: realizar uma análise descritiva do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A na Paraíba. METODOLOGIA: foram realizadas, em nove municípios do estado, entrevistas com 43 profissionais responsáveis pelo Programa e 56 aplicadores do suplemento. O formulário de entrevista foi elaborado com base na Portaria ministerial que instituiu o Programa e no Manual de normatização, e a metodologia de avaliação centrada na tríade estrutura-processo-resultado. RESULTADOS: como aspectos positivos observaram-se a boa adesão das famílias ao Programa e o empenho das Equipes de Saúde da Família em captar a população-alvo, associando estratégias como busca ativa, demanda espontânea e campanhas de vacinação. As principais fragilidades encontradas foram: a) no eixo estrutura, falta de material informativo para divulgar o Programa e orientar a população-alvo; b) no eixo processo, falta de regularidade, morosidade e fornecimento insuficiente do suplemento; falta ou insuficiência de treinamentos/capacitações; desconhecimento da periodicidade de aplicação do suplemento e preenchimento incorreto do instrumento de registro adotado pelo Programa; c) no eixo resultados, baixa cobertura e descontinuidade na aplicação do suplemento. CONCLUSÃO: os resultados mostram a necessidade de reorganizar e aprimorar o Programa na Paraíba, para que atinja o impacto esperado.

Palavras-chave : avaliação; programa; vitamina A.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )