SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Estado da Paraíba: uma análise a partir do relato de profissionais da Equipe de Saúde da FamíliaAnálise dos atendimentos ambulatoriais por doenças respiratórias no Município de Alta Floresta - Mato Grosso - Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

REZENDE, Helder Ricas et al. Aspectos ecológicos de culicídeos imaturos em larvitrampas de floresta e ambiente antrópico adjacente no Município de Linhares, Espírito Santo, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.3, pp.385-391. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300013.

OBJETIVO: verificar a ocorrência de espécies de culicídeos que colonizam larvitrampas. METODOLOGIA: a pesquisa foi realizada na Floresta Nacional de Goytacazes e ambiente antrópico adjacente, situados no município de Linhares, Estado do Espírito Santo, Brasil; foram instaladas larvitrampas no solo e copa de árvores na estrada dentro do ambiente florestal e no antrópico próximo de residência humana. RESULTADOS: entre junho de 2008 a maio de 2009, foram coletados 664 espécimes e Limatus durhami foi a predominante, principalmente nas larvitrampas do solo; na copa de árvores do ambiente florestal, os Culex spp. foram mais frequentes, seguidos por Haemagogus leucocelaenus. CONCLUSÃO: os dados mostram que os culicídeos silvestres podem procriar em recipientes artificiais, o que aumenta o risco de contato homem-vetor; o encontro de H. leucocelaenus reveste-se de importância epidemiológica, pelo envolvimento na transmissão da febre amarela silvestre.

Palavras-chave : ecologia de vetores; febre amarela silvestre; Haemagogus leucocelaenus; recipiente artificial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )