SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Estudo de caso do processo de formulação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no BrasilFatores associados aos componentes de aptidão e nível de atividade física de usuários da Estratégia de Saúde da Família, Município de Botucatu, Estado de São Paulo, Brasil, 2006 a 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

RIZZATTI, Karoline; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola  e  D'ORSI, Eleonora. Perfil epidemiológico dos cidadãos de Florianópolis quanto à exposição solar. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2011, vol.20, n.4, pp.459-469. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000400005.

OBJETIVO: descrever as características de exposição e medidas de proteção solar contra câncer da pele no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. METODOLOGIA: estudo transversal, do Inquérito Domiciliar sobre Comportamento de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis. Foram calculadas medidas de frequência e aplicado o teste qui-quadrado. RESULTADOS: dentre os 851 entrevistados, 77,1% declararam se expor ao Sol. A exposição solar foi mais freqüente entre homens, jovens, solteiros e fisicamente ativos. Entre as medidas de proteção solar adotadas pela população exposta ao Sol, a mais utilizada foi o filtro solar (36,7% das mulheres e 10,5% dos homens). A utilização de filtro solar foi positivamente associada à escolaridade. CONCLUSÃO: a frequência de exposição ao Sol sem nenhum tipo de proteção foi elevada. Estes dados visam a colaborar na implementação de políticas públicas específicas para o fator de risco prevenível na carcinogênese do câncer da pele: a exposição inadequada ao Sol.

Palavras-chave : neoplasia cutânea/prevenção & controle; neoplasia cutânea/etiologia; luz solar/efeitos adversos; estudos transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )