SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças e agravos não transmissíveis em município de pequeno porte, Brasil, 2010Perfil epidemiológico do uso e necessidade de prótese dentária em indivíduos de 50-74 anos de idade, residentes em três 'Distritos Sanitários' de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

FRIPP, Julieta Carriconde; FACCHINI, Luiz Augusto  y  SILVA, Suele Manjourany. Caracterização de um programa de internação domiciliar e cuidados paliativos no Município de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: uma contribuição à atenção integral aos usuários com câncer no Sistema Único de Saúde, SUS. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.1, pp.69-78. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000100007.

OBJETIVO: descrever as características do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) para pacientes oncológicos no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, no Município de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: o perfil dos 213 pacientes internados no PIDI de 2005 a 2008 foi estabelecido com informações de prontuário; informações sobre infraestrutura e processo de trabalho foram obtidas de entrevistas com profissionais do PIDI RESULTADOS: os pacientes do PIDI eram atendidos diariamente no domicílio, recebendo insumos necessários ao cuidado e suporte interdisciplinar para identificação e controle de sintomas; o estado avançado da doença com metásteses em 92,0% dos pacientes, dos quais 32,0% não hospitalizaram durante o período; os principais motivos de internação no PIDI foram anorexia, dor e astenia; metade dos pacientes evoluiu para óbito no domicilio. CONCLUSÃO: este estudo, além de permitir a divulgação de estratégias bem-sucedidas de cuidado paliativo domiciliar para pacientes com câncer em situação de terminalidade, também pode subsidiar a implementação de políticas públicas em outros locais do país.

Palabras clave : câncer; cuidados paliativos; assistência domiciliar; serviços de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )