SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Conhecimento sobre uso de fluoretos em saúde bucal coletiva entre coordenadores municipais de saúde bucal do Estado de Santa Catarina, BrasilCondições de saúde bucal em crianças, adolescentes e adultos cadastrados em Unidades de Saúde da Família do Município de Salvador, Estado da Bahia, Brasil, em 2005 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MARTELLO, Rafael Pessoa; JUNQUEIRA, Thiago Pinheiro  e  LEITE, Isabel Cristina Gonçalves. Cárie dentária e fatores associados em crianças com três anos de idade cadastradas em Unidades de Saúde da Família do Município de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.1, pp.99-108. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000100010.

OBJETIVO: o estudo pretende determinar a prevalência de cárie precoce na infância e fatores associados em crianças nascidas vivas em 2006, em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família no Município de Rondonópolis, Estado do Mato Grosso, Brasil. MÉTODOS: estudo transversal com população-alvo de 1.235 nascidos vivos; exames clínicos bucais verificaram a prevalência de cárie dentária, defeitos no esmalte e biofilme visível em amostra de 247 crianças em idade pré-escolar (com 3 anos de idade período deste estudo, 2009); aplicou-se um questionário junto aos pais/responsáveis e os dados foram submetidos a análise multivariada. RESULTADOS: a prevalência de cárie nas crianças em idade pré-escolar foi de 34,2%, associada a defeitos de esmalte e hábitos de higiene e dieta desfavoráveis; e o índice de dentes decíduos cariados, com extração indicada e obturados (índice ceo-d), 0,79; as variáveis associadas à cárie em pré-escolares foram presença de defeitos de formação de esmalte, hábito de mamar durante o sono e presença de biofilme visível. CONCLUSÃO: a prevalência de cárie indica a necessidade intensificação do atendimento preventivo e curativo a essas crianças, devido à presença de doença ativa, e a identificação precoce da população sob risco.

Palavras-chave : cárie dentária; dentição primária; saúde bucal; pré-escolar; estudos transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )