SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Sobrevivência e infectividade do Trypanosoma cruzi na polpa de açaí: estudo in vitro e in vivoConhecimento dos profissionais de saúde sobre a situação da tungíase em uma área endêmica no município de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, 2010 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

FRANCO, Regina Maura Bueno et al. Avaliação da performance de metodologias de detecção de Cryptosporidium spp. e Giardia spp. em água destinada ao consumo humano, para o atendimento às demandas da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2, pp.233-242. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000200006.

OBJETIVO: avaliar a performance de três protocolos de concentração de cistos e oocistos em amostras de água bruta de rios brasileiros. MÉTODOS: os protocolos estudados foram precipitação química, filtração em membranas de 47mm de diâmetro e 3µm de porosidade nominal e filtração com o sistema Filta-Max®. Amostras de água bruta coletadas de rios nos estados de São Paulo e Minas Gerais foram analisadas após contaminação artificial. Os resultados de precisão inicial e recuperação de organismos marcados (Color-Seed®) foram comparados com os critérios da Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América (USEPA). RESULTADOS: Nos ensaios de precisão inicial para cistos de Giardia, a filtração em membranas e com Filta-Max® atingiram os critérios da USEPA para recuperação de cistos. Para Cryptosporidium, somente o procedimento com Filta-Max® alcançou os critérios. CONCLUSÃO: o sistema Filta-Max® foi o único método que atingiu todos os critérios para identificação de Cryptosporidium e Giardia em água.

Palabras clave : Cryptosporidium; Giardia; Métodos de Detecção; Água.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )