SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Acompanhamento das condicionalidades da saúde do Programa Bolsa Família: estudo de caso no Município do Rio de Janeiro-RJ, Brasil, em 2008Prevalência e fatores associados à incapacidade funcional em idosos institucionalizados no Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil, 2009-2010 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

PAULA, Danielle Vasconcellos de et al. Avaliação nutricional e padrão de consumo alimentar entre crianças beneficiárias e não beneficiárias de programas de transferência de renda, em escola municipal do Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, em 2009. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.3, pp.385-394. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000300004.

OBJETIVO: descrever o perfil antropométrico e alimentar de crianças beneficiárias e não beneficiárias de programas de transferência de renda. MÉTODOS: estudo descritivo com crianças de 6 a 10 anos de idade de uma Escola Municipal de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil; o protocolo de estudo constituiu-se de avaliação socioeconômica e demográfica, antropométrica e do consumo alimentar. RESULTADOS: participaram do estudo 115 escolares, a maioria com renda per capita de até meio salário mínimo; verificou-se elevada ocorrência de sobrepeso ou risco de sobrepeso; observou-se maior fracionamento das refeições entre crianças beneficiárias; identificaram-se diferenças significativas (p<0,05) nos hábitos alimentares. CONCLUSÃO: os achados do estudo, a descrição do perfil antropométrico e dos hábitos alimentares de crianças beneficiadas apontam para a necessidade de desenvolver ações de educação alimentar e nutricional, visando contribuir para a aquisição de uma alimentação mais saudável.

Palabras clave : Fatores Socioeconômicos; Política Social; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Saúde Escolar; Antropometria; Epidemiologia Descritiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )