SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Cobertura vacinal infantil em um serviço filantrópico de atenção primária à saúde do município de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil, em 2010O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil e a definição das metas globais para o enfrentamento dessas doenças até 2025: uma revisão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BASTOS, Maria Pappaterra  y  THEME FILHA, Mariza Miranda. O uso de sistemas de informações em saúde no gerenciamento dos Programas de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: estudo de caso do Sistema Remédio em Casa em uma unidade de saúde na cidade do Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2009. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2013, vol.22, n.1, pp.141-150. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000100015.

OBJETIVO: analisar a utilização do Sistema de Informações do Projeto Remédio em Casa no gerenciamento dos Programas de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na cidade do Rio de Janeiro-RJ, Brasil. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais ocupantes de cargo de gerência e coordenação, nos três níveis de gestão do Município, entre julho e setembro de 2009. RESULTADOS: no nível local, o Remédio em Casa era alimentado com os dados dos pacientes, sem integração com o nível regional; o sistema apresentava poucas consultas e relatórios necessários ao gerenciamento dos Programas e não possuía uma rotina periódica para análise de seus dados. CONCLUSÃO: o sistema todavia não atingira os objetivos propostos, portanto não era utilizável no gerenciamento dos Programas; seria necessário que o Sistema de Informações do Remédio em Casa disponibilizasse informações periódicas e qualificadas, potencializando seu uso na gestão municipal.

Palabras clave : Sistemas de Informação; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Análise Qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )