SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Distribuição espacial da tuberculose em Teresina, Piauí, de 2005 a 2007Regionalização dos Serviços de Saúde em Mato Grosso: um estudo de caso da implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, no período de 2000 a 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SOARES, Érika Fernandes; REIS, Sandra Cristina Guimaraes Bahia  e  FREIRE, Maria do Carmo Matias. Percepção dos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família sobre a atuação das equipes de saúde bucal em Goiânia, em 2009: estudo qualitativo. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2013, vol.22, n.3, pp.483-490. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000300013.

OBJETIVO: investigar a percepção dos integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a atuação das equipes de saúde bucal (ESB) em Goiânia-GO. MÉTODOS: o estudo foi do tipo qualitativo, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta dos dados e de análise temática para o conteúdo dos dados. Participaram dez agentes comunitários de saúde, cinco auxiliares de enfermagem, quatro enfermeiras e quatro médicos, todos trabalhadores da ESF de Goiânia-GO. RESULTADOS: na percepção dos participantes, a atuação das ESB caracterizou-se pela ênfase em ações curativas, grande volume de necessidades de tratamento, alta demanda, baixa cobertura e baixa resolutividade, resultantes da alta complexidade da atenção clínica. O relacionamento interpessoal das ESB surgiu como aspecto positivo das equipes. As opiniões foram divergentes sobre o impacto das ações na condição de saúde bucal da população. CONCLUSÃO: a amostra estudada percebeu o enfoque curativo, o caráter humanizado da assistência à saúde bucal e os fatores limitadores desta atuação.

Palavras-chave : Saúde da Família; Saúde Bucal; Avaliação de Serviços de Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )