SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Contaminação microbiana de sanduíches em lanchonetes: estudo transversal realizado em BrasíliaSistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial: relato de experiência de uma ferramenta transformadora para a gestão laboratorial e vigilância em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MELO, Charliene Pinto de; BARBOSA, Ludimila Borges; SOUZA, Marise Ramos de  e  BARCELOS, Ivanildes Solange da Costa. Estudo descritivo sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no município de Jataí, Goiás, 2010. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2013, vol.22, n.3, pp.517-524. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000300017.

OBJETIVO: descrever o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) no município de Jataí, Estado de Goiás, Brasil. MÉTODOS: estudo descritivo com dados de 15 instituições de saúde, coletados mediante questionário semiestruturado, em 2010. RESULTADOS: os responsáveis pelo gerenciamento de RSS eram, principalmente, do sexo feminino (13/15), com idade média de 32,9 anos, com 3,2 anos de experiência no cargo e graduados em enfermagem (13/15); verificou-se que as etapas de segregação, identificação e acondicionamento dos resíduos potencialmente infectantes, comuns e perfurocortantes foram priorizadas em todas as instituições; as etapas de tratamento, transporte e armazenamento apresentaram execução diferenciada nas instituições; o destino final foi o aterro municipal; o uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários que transportaram os RSS foi considerado insuficiente. CONCLUSÃO: o gerenciamento de RSS na área do estudo foi considerado inadequado segundo as normas regulamentadoras vigentes.

Palavras-chave : Serviços de Saúde; Resíduos Sólidos; Agentes Biológicos; Riscos Ocupacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )