SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde em capitais brasileiras - 2011Fatores associados à intoxicação por agrotóxicos: estudo transversal com trabalhadores da cafeicultura no sul de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

LIMA, Maria Luiza Lopes Timóteo de  e  LIMA, Maria Luiza Carvalho de. Avaliação da implantação de uma Rede Estadual de Reabilitação Física em Pernambuco na perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência, 2009. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2013, vol.22, n.4, pp.597-607. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000400006.

OBJETIVO: avaliar a implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física de Pernambuco, Brasil, na perspectiva da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência. MÉTODOS: foram estudados oito municípios com mais de 100 mil habitantes e 27 serviços de reabilitação física, no ano de 2009; o desenho da investigação foi de um estudo de caso, com foco avaliativo do tipo de análise de implantação. Foram analisados 37 indicadores em três dimensões: gestão, atenção à saúde e controle social. RESULTADOS: a implantação da Rede em Pernambuco foi classificada como intermediária, considerando-se critérios estabelecidos; tanto o contexto político como o estrutural foram favoráveis à implantação no nível estadual, diferentemente dos municípios, que apresentaram contextos de implantação não favoráveis. CONCLUSÃO: observou-se considerável empenho por parte da gestão estadual no sentido de avançar com a implantação da Rede Estadual de Reabilitação Física em Pernambuco, embora tenha-se detectado baixo engajamento dos municípios.

Palavras-chave : Acidentes de Trânsito; Reabilitação; Pessoas com Deficiência; Avaliação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )