SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Caracterização das ações de regulação assistencial articulada à Atenção Primária à Saúde em municípios do Sul e Nordeste do Brasil: 2001 a 2004Avaliação normativa do processo de prescrição e dispensação de imunossupressores para pacientes transplantados renais no estado de Minas Gerais, Brasil, 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SILVA, Fabrício Rutz da; PADILHA, Edna Zakrzevski  y  BALDANI, Márcia Helena. Serviços odontológicos especializados nas cidades médias não metropolitanas do estado do Paraná, entre 2003 e 2010: estudo exploratório. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2013, vol.22, n.4, pp.641-650. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000400010.

OBJETIVO: descrever a evolução na provisão de serviços odontológicos especializados nos municípios médios não metropolitanos do estado do Paraná, Brasil, após a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). MÉTODOS: estudo descritivo, utilizando dados secundários do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS); foram identificadas características de oferta e evolução de serviços especializados realizados entre 2003 e 2010; os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear simples. RESULTADOS: a melhor razão entre estrutura disponível nos CEO/habitante ocorreu em Ponta Grossa e Maringá; houve redução no número de exodontias nos municípios estudados, exceto em Ponta Grossa, onde também se verificou queda no número de endodontias; o único município que apresentou tendência inversa entre a provisão de exodontias (reduziu) e endodontias (ampliou) após a implantação do CEO foi Cascavel. CONCLUSÃO: verificou-se aumento na oferta de serviços especializados, todavia sem ampliação da provisão de tratamentos conservadores.

Palabras clave : Serviços de Saúde Bucal; Especialidades Odontológicas; Sistemas de Informações em Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )