SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Mortalidade cardiovascular e desigualdades sociais no município de São Paulo, Brasil, 1996-1998 e 2008-2010Introdução de alimentos para lactentes considerados de risco ao nascimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

COSTA, Maria Cecília; BRITO, Luciara Leite  e  LESSA, Ines. Práticas alimentares associadas ao baixo risco cardiometabólico em mulheres obesas assistidas em ambulatórios de referência do Sistema Único de Saúde: estudo de caso-controle. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.67-78. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: analisar associação entre práticas alimentares (PrA) com maior ação preventiva e baixo risco cardiometabólico (RCM) em mulheres obesas. MÉTODOS: estudo de caso-controle, com pareamento pela idade, com 306 mulheres obesas (66 casos), não hipertensas, normolipídicas e não diabéticas, realizado em ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Salvador, Bahia, Brasil, em 2006; foram obtidos dados antropométricos, laboratoriais, de pressão arterial e dieta habitual; definiu-se as PrA a partir de um índice (IPrA), baseado na pirâmide alimentar adaptada. RESULTADOS: baixo RCM esteve associado significativamente à dieta com maior ação preventiva em mulheres obesas com nível socioeconômico mais elevado, à frequência diária de consumo de frutas (≥3) e leguminosas (≥2) e ao não consumo de gordura saturada. CONCLUSÃO: sugere-se que o aumento da ingestão de frutas, hortaliças e leguminosas e a redução do consumo de gorduras poderia apresentar algum impacto nos fatores de risco cardiometabólico em mulheres obesas.

Palavras-chave : Hábitos Alimentares; Obesidade; Diabetes Mellitus; Doenças Cardiovasculares; Estudos de Casos e Controles.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )