SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Fatores associados a não adesão ao Papanicolau entre mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família em Feira de Santana, Bahia, 2010Avaliação da completitude, da consistência e da duplicidade de registros de violências do Sinan em Recife, Pernambuco, 2009-2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

COSTA, Joelma Maria  e  NOGUEIRA, Lidya Tolstenko. Fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde de receptores de transplantes renais em Teresina, Piauí, 2010. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.121-129. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e fatores associados em receptores de transplantes renais no município de Teresina, estado do Piauí, Brasil, em 2010. MÉTODOS: estudo transversal, com amostra probabilística de 147 receptores em seguimento ambulatorial pós-transplante; foi aplicado questionário The Medical Outcomes study 36-item short-form health survey (SF-36), para avaliação da QVRS; para análise bivariada entre domínios do SF-36 e variáveis sociodemográficas, utilizou-se o teste U de Mann-Whitney. RESULTADOS: as médias dos escores do SF-36 indicaram avaliação positiva da QVRS, com exceção da dimensão aspectos físicos (média 48,4); os idosos apresentaram menores escores na capacidade funcional, dor e aspectos físicos; as mulheres apresentaram menores escores para o domínio 'saúde mental'. CONCLUSÃO: prejuízos na saúde física e nas capacidades funcional e mental podem impor limites e impedir o autocuidado, sendo necessárias ações coletivas e individuais para prevenção de agravos à QVRS, com foco na vulnerabilidade entre idosos.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Transplante de Rim; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )